
O trabalho que pretendemos desenvolver num Estudo de Meio ao Centro Cultural São Paulo exige um agendamento prévio com a turma de alunos para a realização de uma visita monitorada. Como não tínhamos turma para levar, não poderíamos agendar e assim, conhecer a proposta de trabalho de Centro. Mas, conversando com a equipe coordenadora do programa, conseguimos ser inclusas numa visita agendada para um grupo de alunos do SESI.
No dia da visita houve um dilúvio na cidade de São Paulo e nos esforçamos muito para conseguir cumprir este compromisso. Chegando lá, a proposta inicial da visita já havia sido exposta ao grupo, que já estava se dirigindo para o iníco da exploração do espaço do Centro Cultural. Tratamos logo de nos integrar ao grupo e acompanhá-los.
A arquitetura do local é maravilhosa e dá asas à imaginação de qualquer pessoa. Tudo é muito amplo e arejado, com uma acústica peculiar devido a estas características. Portanto, o que é um diferencial encantador do lugar, no dia da nossa visita foi o que teve de pior. Foi muito difícil ouvirmos uns aos outros com o barulho da chuva e até mesmo a iluminação ficou bastante comprometida com aquele dia tão escuro. Como sou frequentadora assídua do Centro, não me importei tanto com isso, mas senti pesar pelas minhas colegas que estavam visitando o espaço pela primeira vez e não puderam gozar de todas as suas belezas.
A proposta da visita monitorada foi atingida, apesar de tantos contratempos envoltos pelas goteiras e pelo frio daquela manhã. Pudemos ver alguns atrativos culturais oferecidos pelo espaço, além de seus serviços públicos prestados à sociedade. Pudemos conhecer e explorar a área dos gibis (gibiteca), manuseá-los e entender como é o processo de aquisição e organização do acervo. Num segundo momento da visita, os alunos divididos em pequenos grupos foram convidados a criarem pequenas histórias em quadrinhos, com algumas regras básicas deste tipo de texto para depois lê-las aos demais grupos. A dinâmica utilizada foi muito interessante e registramos tudo para futuramente podermos utilizá-la nas nossas salas de aula.
Gostei muito de poder vivenciar esta experiência e agora poder pensar num projeto de leitura que possa usufruir de muitos elementos oferecidos por esta visita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário