terça-feira, 22 de setembro de 2009

Visita ao Centro Cultural Vergueiro


No dia 08/09/09, Eu a Larissa e a Cristiane fizemos uma visita ao Centro cultural vergueiro. Para que esta visita acontecesse, foi preciso agendar, porque na verdade deveríamos levar um grupo escolar para participarem de uma visita monitorada, como a nossa intenção no momento era conhecer, colher dados, informações, conseguimos uma autorização para acompanhar um grupo que já havia agendado. O grupo era composto por alunos do Sesi, cursando a 6ª série.
Ao chegar lá, acompanhamos o grupo, sem interagir, apenas observando. A visita mediada, roteiro Gibiteca – Linguagem dos quadrinhos iniciou-se com uma roda de conversa, com a monitora apresentando o percurso, expondo algumas regras e ouvindo o que os alunos pensavam sobre o espaço, o que viram até o momento, como o espaço é mantido, como se dá sua preservação e o que ele oferece.
Na entrada, está em exposição um tronco de uma arvore, não é um tronco comum, ele é oco, em formato de um túnel, só dá para ver a casca, a monitora Flavia perguntou aos alunos, o que é uma arte e qual o significado do tronco para eles, um aluno disse que era uma arte abstrata, Ela falou também sobre a preservação do espaço, já que é grátis e a conversa durou mais ou menos 15 minutos.
Já no percurso, eles puderam conhecer os espaços, biblioteca circulante, hemeroteca (onde encontramos notícias recortadas e arquivos de jornais e ensacadas), a biblioteca em braile, com guias de acesso para deficientes visual, sala de história do futebol, tudo com tempo para explorarem, questionarem e manusearem os espaços e materiais. Em outros espaços, tem um tele centro, uma discoteca com exposição de discos e ma sala de desenhos com modelos vivos.
Ao final seguimos para a gibiteca, onde estão preservadas coleções imensas de gibis, sendo que no momento encontra-se 10mil títulos e 100mil exemplares de gibis, os alunos tiveram um tempo para manusear e ler alguns gibis, o silencio foi contagioso neste momento.
Após explicações sobre a história dos quadrinhos, a diferença dos quadrinhos e dos livros, a Monitora apresentou uma proposta para os alunos;
Eles deveriam dividir-se em grupos e construir uma história em quadrinho através dos elementos apresentado a cada grupo, elementos que caracterizavam o personagem principal, os grupos escolheram fichinhas com características psicológicas e físicas, super poderes etc.
De imediato os grupos se organizaram e desenvolveram suas idéias, um grupo usou o tema Violência, outro focou a reciclagem e assim surgiram mais ou menos quatro idéias diferentes e interessantes.
Adorei a visita e tenho certeza que com tantas informações, será fácil desenvolver uma seqüência didática que atinja a proposta, de preferência com gibis.
IzabelM.S.A

Nenhum comentário:

Postar um comentário