A visita que fizemos ( Eu Larissa e Izabel) ao Centro Cultural Vergueiro foi de suma importância para podermos conhecer o espaço (exceto a Larissa que é frequentadora assídua ) e suas vertentes culturais disponíveis para o público em geral e para os grupos escolares especificamente.
As visitas monitoradas são em grupo e agendadas previamente, seja para o público em geral na última sexta-feira do mês , como para grupos escolares. Nossa incursão só foi possível com a autorização de responsáveis pelo programa, que nos incluiu no grupo de alunos do SESI .
Nosso foco era ver no espaço, o quê havia de convidativo, cativante para as crianças, quais eram os seus interesses e como eram convidadas e estimuladas a interagirem, como as atividades proposta eram apresentadas ao grupo, entre outros.
São oito roteiros de visita, nesse dia o roteiro era sobre a Gibiteca Henfil e a Linguagem dos Quadrinhos. Começamos o roteiro com uma roda de conversa bem descontraída, em que a monitora fez um levantamento prévio sobre os interesse e expectativas das crianças, o que conheciam do espaço e do roteiro. Foi abordado conceitos relacionados a cidadania como: conservação do espaço, organização do acervo, como fazer carteirinha para empréstimo de obras e outras instruções necessárias para um melhor aproveitamento do nosso roteiro.
Fizemos uma excursão por todo o prédio para conhecer os espaços e atividades oferecidas como: palcos, oficinas, conjunto de bibliotecas, exposições, esculturas e outros mais.
Fomos para a gibiteca, onde a monitora apresentou dando uma breve orientação e introdução sobre quadrinhos e seus autores ,como Henfil, abordou também sobre o acervo e a importância de sua organização para um levantamento futuro das obras mais procuradas.
O grupo foi conduzido a participar de uma atividade prática em que teriam que criar, construir uma história em quadrinho , todos recebiam o mesmo material de apoio mas, os elementos e idéias eram distintos, por exemplo a construção dos personagens, no intuito de estimular a criatividade e a autonomia dos integrantes dos grupos. Todos participaram muito entrosados, dividiram as tarefas conforme a aptidão de cada um, a atividade foi bastante produtiva. Os trabalhos foram apresentados aos outros grupos resultando em uma produção criativa e fiel as normas da linguagem em quadrinhos.
O tempo todo nós apenas observamos as atividades, as reações e comportamento das crianças e formas como elas recebiam as informações sobre as atividades e interagiam com a monitora.
Para nós a visita foi muito proveitosa e prazerosa uma experiência impar, que sem dúvida voltaremos mais vezes para conhecer outros roteiros que agregam a nossa formação mais conhecimento e à nossa prática opções de como trabalhar s mais variados tipos de linguagens, tornando às crianças uma forma de aprendizagem lúdica e eficaz.
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